É importante ressaltar ainda, que a água continua sendo a principal fonte de hidratação para a pele e fator primordial no bom desenvolvimento do organismo. “Para manter a beleza, o consumo de bastante água é imprescindível, pois é ela que transporta nutrientes, eliminando as toxinas, corta a sensação de fome, elimina a fadiga repondo energia, melhora o sono e a memória, lubrifica o organismo, revitaliza os cabelos, diminui o aparecimento de cravos e espinhas e, ainda, hidrata a pele”, explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia.
Chás: ótima opção, mas sem exageros!
Uma simples xícara de chá proporciona manutenção da saúde contra as agressões de diversas doenças, tonificam o organismo, auxiliam na digestão, protegem o fígado e o sistema endócrino.
A maneira mais usual de preparação de chá é a infusão, onde se usa flores e talos das plantas. É um procedimento que conserva a maioria das propriedades químicas da planta. Outro método no preparo do chá é a decocção onde são utilizadas as partes duras das plantas, como as cascas, raízes e sementes.
Mesmo sendo muito utilizado tanto no Inverno como no Verão, os chás não devem ultrapassar 1 litro por dia e não deve-se abusar de determinadas ervas, pois o efeito benéfico poderá se tornar maléfico.”Os chás são importantes, quando tomados de acordo com a necessidade de cada indivíduo e é fundamental ressaltar que não se deve fazer proveito das ervas sem o perfeito conhecimento de seus efeitos colaterais e da correta dosagem”, adverte Rosana.
Como podemos então fazer bom proveito das ervas? Elaboramos um roteiro de chás e suas funções no organismo.
Chá verde é interessante quando tomado morno após as principais refeições (almoço e jantar). Estudos mostram que sua utilização ajuda a emagrecer, pois acerela o metabolismo. Um coadjuvante quando se está fazendo tratamentos de gordura localizada e celulite. Atenção: o chá verde não deverá ser tomado após as refeições em casos de anemia. Nesses casos, consumir nos intervalos das refeições;
Chá de hortelã, menta, camomila, orégano ou carqueja devem ser tomados próximo às refeições, pois ajudam a quem tem problemas estomacais ou difícil digestão. Um auxílio importante quando se exige tratamentos para diminuir a indesejável “barriguinha”;
Chás calmantes só devem ser utilizados na hora de dormir. E sabemos que boas horas de sono, são importantes para a beleza da pele. Tomar sob orientação;
Chás estimulantes do apetite devem ser utilizados pelo menos 30 minutos antes das refeições. Para quem precisa engordar;
Chá de melissa e cravo diminuem a ansiedade;
Chá de gengibre aumenta a atividade celular e imunológica, bom para perder peso. É também antibacteriano e fungicida. O chá deve ser feito com apenas 3cm da raiz em 1 litro de água, ferver por 10 minutos, abafar mais 10 minutos e estará pronto para tomar.
Existe eficácia nos tratamentos estéticos, quando a alimentação estiver presente e corretamente aplicada. Sem levar em consideração que o álcool, excessos de gorduras, de café, de peso, de sal, de açúcar e o fumo são denominados ladrões de energia e comprometem o bem-estar.
*Naturologia*
É uma ciência, que avalia a receptividade às doenças, através de uma abordagem psicofisiológica e energética do indivíduo. É voltada à prevenção, sendo um campo de ação complementar à medicina convencional, com consideráveis progressos em relação à luta contra doenças e a morte.
|