Em algum momento da vida 80% das pessoas apresentaram algum grau de acne. A acne é uma doençacrônica que ocorre quando o folículo pilossebáceo sofre alterações patológicas, resultando em lesões não-inflamatórias e inflamatórias.
Geralmente associada às mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento, a acne ocorre com mais propensão durante a adolescência, pois há uma maior concentração de hormônios, fazendo com que as glândulas sebáceas da pele aumentem a produção de sebo. A face e tronco são as regiões do corpo nas quais a acne é mais comum devido ao maior número de glândulas sebáceas localizadas nessas partes.
Porém, as crianças também podem desenvolver esse problema. A chamada acne neonatal ocorre em recém-nascidos ou no segundo e terceiro mês de vida. Acredita-se que a acne neonatal aconteça por causa da transferência de hormônios andrógenos maternos através da placenta, que estimulam as glândulas sebáceas do recém-nascido, ou também durante a amamentação. Em poucos meses a acne regride, não necessitando de tratamento.
Outro tipo que acomete as crianças é a acne infantil. De causa desconhecida, a acne infantil surge a partir do terceiro mês de vida. As lesões são mais numerosas e mais persistentes do que as da acne neonatal. Geralmente desaparece gradativamente em três anos, contudo, pode permanecer por vários anos.
O processo de formação da acne se dá quando o folículo (canal que contém o pêlo) é entupido. O sebo produzido pelas glândulas sebáceas é liberado para a superfície da pele por meio dos folículos. Uma vez na parte exterior da pele, o sebo estimula o interior do folículo. As células se desprendem rapidamente e se ligam entre si, fechando a abertura do folículo.
A inflamação acontece porque a mistura do sebo com as células, auxilia a multiplicação das bactérias localizadas dentro do folículo. Por sua vez, as bactérias produzem compostos químicos ácidos que acabam lesionando a parede do folículo. Ao se romper, a parede deixa sair o sebo, as células e as bactérias, formando as pápulas e pústulas (espinhas). A inflamação na acne é resultado dos compostos liberados pelas bactérias associados a outras substâncias inflamatórias. Um aparelho que tem proporcionado resultados eficazes é o Laser de Baixa Potência utilizado por esteticistas e dermatologistas. Consiste na emissão de luz intensa pulsada, capaz de estimular uma substância natural de nosso organismo, que são as Fotoporfirinas. “Essa substância é um tipo de ‘antisséptico’ natural presente em nossa pele. Essa técnica estimula a produção da Fotoporfirina, obtendo-se ações antissépticas, antinflamatórias a partir das próprias ‘armas’ do nosso corpo. Ou seja, é a melhor maneira de se tratar acne, de qualquer tipo ou idade, sem a necessidade de nenhum tipo de medicação”, explica o esteticista Orlando Sanches, especialista em pré e pós-operatório, drenagem linfática e laser, além de ser diretor da Pós-Op Clínica de pós-operatório especializado.
O tratamento é feito duas vezes por semana, durante quatro semanas. Após esse período, serão feitas aplicações esporádicas, caso seja necessário”, comenta Orlando. A acne pode ser eliminada descobrindo os fatores que a desencadearam. Contudo, casos como mudanças na adolescência e a hereditariedade não podem ser supridos, sendo necessário controle com um tratamento médico efetivo. Procure um especialista para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para a criança.
INDEPENDENTE DE SER INVERNO OU VERÃO Os desafios para vencer a acne continuam
Muitos mitos rondam o tema: Acne. Ela é responsável por vários momentos de insegurança nos adolescentes, de angústia nas mulheres e de desconforto nos homens. Ninguém escapa! Por mais dura que seja a realidade sempre existirão pessoas sofrendo com acne em busca de tratamentos viáveis e resultados expressivos.
Pensando nisso, a Relicatte Cosmetics criou o Mousse Fácil Hidratante FPS 15 Própolis. Indicado para pele oleosa, o Mousse auxilia no controle da oleosidade através da própolis, proporcionando uma ação antiinflamatória e cicatrizante. Além disso, ainda possui FPS (Fator de Proteção Solar) 15 protegendo a pele dos raios UVA (Ultravioleta A) e UVB (Ultravioleta B).
Outro forte antídoto para a prevenção e tratamento das impurezas da pele é oAnti Acneico. Esse produto tem ação secativa, antiinflamatória e cicatrizante - deve ser utilizado em peles que contenham acne, pois ele irá combate as pápulas (elevação eruptiva que se forma na pele) e pústulas (vesícula cutânea com pus). Com Ácido Salicílico, substância encontrada na casca do salgueiro, Ácido Ascórbico, que contém Vitamina C, e Óxido de Zinco, ótimo para a cicatrização de ferimentos, o Anti Acneico garantirá a saúde da pele com ótimas condições.
Desde os primeiros meses de vida um bebê pode ter acne, conhecido como acne neonatal, ocorre devido à interferência hormonal da mãe sobre o filho, na amamentação. Já a acne infantil se manifesta geralmente aos três anos de idade, depois é a vez dos adolescentes e dos adultos.
Somados aos sintomas orgânicos os fatores climáticos como poluição, maquilagem, cigarro e alimentação, o mais sensato é partir para um tratamento, ainda mais nas estações mais frias, as quais favorecem o uso de produtos que podem prevenir e tratar a acne de forma significativa.
ESTÉTICA CONTA COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA COMBATER ACNE
Para quem imagina que cuidar da saúde da pele é preciso muito dinheiro e disponibilidade, engana-se! Os alimentos contêm substâncias e proteínas poderosas que ajudam a combater a acne, espinhas, cravos e previne o envelhecimento precoce.
Existe a “lenda” que a acne só aparece nas crianças, ou na fase da puberdade o que é um erro. Independente da idade, a pele precisa de trato e cuidados diários, como uma boa limpeza pela manhã e à noite, a fim de desobstruir os poros, evitando o surgimento da acne. Se não tratada a acne provoca lesões conhecidas popularmente por espinhas e ocorrem na face (mais comum), pescoço, dorso, tórax e ombros. Apesar de não ser uma séria ameaça à saúde, as cicatrizes permanentes podem desfigurar uma pessoa e serem motivo de ansiedade. Primeiramente, é necessário conhecer as causas que levam ao aparecimento da acne. Situações que lidamos no dia a dia são fatores preponderantes no desencadear de distúrbios psicológicos, como o complexo de inferioridade, timidez, depressão, angústia, estresse, e os processos físicos: menstruação, alergias alimentares, desequilibrio hormonal em virtude do aumento da produção de testosterona na adolescência que, por sua vez, estimulam as glândulas sebáceas, entre outros. Orlando Sanches, esteticista e diretor da Pós-Op Clínica de pó-peratório especializado, exlica que os nutrientes encontrados nos alimentos possuem características e benefícios, capazes de diminuir os sintomas e exerce propriedades antiinflamatórias, regulando os níveis dos ácidos graxos pró-inflamatórios secretados pelas glândulas sebáceas. “Uma boa nutrição ajuda a manter a pele saudável, evita o aparecimento de novas lesões e melhora o estado geral do acnéico”, comenta Orlando. O excesso de gorduras e açúcar deve ser controlado, aumentando a quantidade de frutas e vegetais. Uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. Beber bastante água, no mínimo oito copos por dia, ajuda a nutrir não só o organismo como a pele também.
Abaixo, o esteticista elaborou um roteiro dos alimentos que controlam a acne e alguns que devem ser evitados.
|